Palavra do editor - Fevereiro de 2018

Imagine que, em 2070, a atmosfera do planeta foi intoxicada e a salvação seja sobreviver em túneis subterrâneos. Parece um livro tradicional de ficção científica, mas a obra "A Fortaleza: Mundo Sombrio", que é nossa indicação para o mês de fevereiro, vai além disso. Primeiramente, é interessante inserir a formação da autora no contexto. Conforme ela contou em entrevista para o Bússola Literária, ela é psicóloga e traz na narração os sentimentos dos personagens com maestria, tornando a história ainda mais envolvente.

Resumindo, o livro apresenta um grupo de rebeldes liderados por Camille. Eles vivem fora do sistema imposto na Fortaleza nº 7, onde pessoas selecionadas vivem no conforto. Acontece que, durante uma missão de resgate, a equipe salva a vida de um desconhecido e misterioso prisioneiro. mudando o destino de toda a raça humana.

Gostei das estratégias militares utilizadas pelos personagens e até mesmo das cenas de luta, que são bem detalhadas sem perder o realismo. Assumo que adorei a leitura exatamente por não conseguir prever o fim. Apesar de todos os elementos apresentados mostrarem o destino do livro, há sempre um ar de "o que vai acontecer no próximo capítulo?".

Cada personagem da trama carrega sentimentos próprios e é bem construído. Outro detalhe interessante é o fato de que, apesar do cenário contar apenas paredes e corredores, a autora conseguiu nos inserir nesse universo com detalhes da rotina deles, com descrição da estrutura dos túneis e com inserção de sentimentos diante da escuridão. No fim, você experimenta o medo e ansiedade deles e não sente falta dos universos rebuscados tradicionais de livros de fantasia e ficção científica.

Normalmente, em situações de caos, os escritores evidenciam violência e o lado sujo do ser humano. Neste livro, a autora apresenta um novo olhar, criticando esse ódio e fortalecendo os laços de amizade e amor. Sim, o livro traz relatos de torturas e contém assassinatos, mas sempre tratados com leveza e com reflexões sobre o valor da vida.

No fim, o destaque da obra seria o sentimento de esperança. Desperta o respeito ambiental e a preocupação com as relações internacionais e até mesmo avanços científicos. Indico a obra para todos que adoram aventura e romance. 

Um comentário:

  1. Uauuuu!!!! Autora chorando aqui! Muito obrigada por essa resenha incrível. Parabéns ao blog por uma iniciativa tão bacana de divulgar autores nacionais. Juntos podemos ir mais longe!

    ResponderExcluir