Palavra do Editor - Janeiro de 2017

Nossa sugestão de leitura para o mês de janeiro de 2017 foi Surpreendente!, de Maurício Gomyde.

Para começar, é importante destacar que o título faz jus ao livro: achei Surpreendente do início ao fim. A surpresa veio logo nas primeiras páginas. Eu assumo que esperava uma obra literária com um toque mais sutil, já que ele foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria juvenil, porém, encontrei exatamente o contrário. No primeiro capítulo, por exemplo, dei de cara com temas como suicídio e até mesmo com um palavrão (muito bem utilizado pelo autor). Enfim, o que quero dizer é que a obra é bem madura e não posso limitá-la ao público jovem (até mesmo porque as citações musicais trazem um tom nostálgico para os leitores mais velhos e amantes dos grandes clássicos). 

Trata-se de um livro muito rico em assuntos e reflexões. Nele, você encontra romance, suspense, comédia e muitas reviravoltas. O equilíbrio entre momentos felizes e tristes afasta o clima de drama. Até mesmo a fase de depressão do personagem principal, o Pedro Diniz, é tratada com tanta delicadeza que você não ousa criticá-lo por suas ações. 

Em resumo, Pedro descobre que ficará cego e, por se tratar de um grande amante do cinema, ele viaja com quatro amigos buscando produzir um filme perfeito e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro, porém, sem ter noção de como fará isso e com o tempo limitadíssimo.

A leitura nos desperta para assuntos pertinentes. Será que o cinema pode mudar histórias de vida de alguém, diante da desigualdade social? O que provoca a morte dos relacionamentos (por meio do divorcio dos pais)? O que você faria se tivesse que dar adeus a sua visão? Como não quero dar spoiler, vou limitar meus questionamentos, mas é muito forte o debate levantado sobre violência e até mesmo trabalho infantil e preconceito. A mensagem que o livro passa é muito positiva e sou um grande fã de livros assim.

Adorei os diálogos, principalmente das cenas românticas (nada de mimimi ou conto de fadas, já que os personagens são bem inteligentes e divertidos). São todos bem humanos, com características e fraquezas específicas. 

Enfim, indico este livro para todos que gostam de se surpreender com uma leitura. Obviamente, experimentarei outras obras do autor. A escrita dele é bem envolvente.

Sugestão de leitura para o mês de janeiro de 2017

Livro: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Gênero: Romance

Sinopse: Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Leu o livro? Envie sua resenha!