Palavra do Editor - Setembro de 2016

Nossa sugestão de leitura para o mês de setembro de 2016 foi Enfermagem com poesia.
Assumo que fiquei meio perdido nas primeiras páginas pelo choque de realidade. Após ver no título a palavra "poesia", dei de cara com um artigo em espanhol e depois com um trabalho científico rebuscado e bem denso. Para minha sorte, continuei lendo e, além de conhecer um pouco mais afundo o universo da enfermagem, encontrei uma grande riqueza poética de diversos autores com algo em comum: a profissão hospitalar.

No fim, compreendi a artimanha. Primeiro, você conhece a enfermagem por um olhar mais científico e depois mergulha no universo da poesia contido na arte de cuidar.

Alguns textos se destacaram por ir além do imaginado, explorando temas como aborto, paternidade, doença, medo e até ciência.

Enfim, ao chegar no fim da obra, é possível dizer que, por meio da literatura, pude vivenciar as alegrias, as dificuldades e a paixão que a enfermagem oferece. Gostei do livro!

Sugestão de leitura para o mês de setembro de 2016

Livro: Enfermagem com poesia
Autor: Organizado por Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva
Gênero: Antologia

Sinopse: Poesia, estética, arte e cuidado de enfermagem é a inovação proposta no livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar. Trata-se de obra inédita, organizada pelos pesquisadores da temática Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva – A Poetisa do Cuidar. O objetivo do livro é estimular a produção e a divulgação da ciência da enfermagem por meio de poesias relacionadas ao cuidado, exclusivamente de autoria de profissionais e estudantes de enfermagem. Compõem o livro 80 poesias, de autoria de 30 poetas de enfermagem – enfermeiro(a)s, técnicos e estudantes – residentes no Brasil e um participante da Espanha. As poesias apresentam diversos estilos, linguagens e temáticas do cuidado. Onã Silva realizou tratamento estilístico, estético e análise das poesias em bases teóricas do conhecimento estético. O processo estético da capa foi idealizado à luz da estética pelas autoras Onã Silva e Fabrícia Pereira. A arte da capa intitulada Enfermagem com Poesia, uma pintura em cetim verde esmeralda é criação da artista plástica Rachel Dumont.

Leu o livro? Envie sua resenha!