Palavra do Editor - Abril de 2016

Nossa sugestão de leitura para o mês de abril de 2016 foi Faço, Separo, Transformo.

O livro tem dois grandes nomes por trás de sua construção literária. O primeiro, Marcelo Capucci, é um professor com especialização em educação ambiental e membro da banda Plebe Rude, ícone do rock nacional. O segundo, Marcos Linhares, é um renomado escritor e forte representante da categoria, presidindo o Sindicato dos Escritores do DF. Essa junção de experiências resultou em um livro infantil maravilhoso, que, apesar de conter poucas ilustrações, provoca o leitor sobre sua visão do meio ambiente.

A história apresenta uma turma de ensino fundamental (que parece ser o público-alvo da narração) e um professor com o desejo de mudar a realidade da cidade. É interessante perceber que, assim como o símbolo da reciclagem, a consciência ambiental vai e volta. O professor estimula os alunos a produzir um trabalho diferente e, ao ler uma das redações apresentadas, também é estimulado. Um inspirando o outro.

A riqueza de curiosidades e informações deixam o livro interessante até mesmo para adultos. Os nomes dos personagens também divertem por brincar com detalhes da história. 

Outro detalhe: a capa do livro brinca com a obra "Homem Vitruviano", do Leonardo da Vinci, que é um símbolo da simetria básica do corpo humano. Além disso, a obra traz modernidade ao citar tecnologias que fazem parte do mundo globalizado, como X-box e Tablet.

No fim, adorei a narração, que vai além do tema "meio ambiente", destacando a igualdade social e um olhar mais solidário. O bacana é que o livro terá uma continuação, abordando outros temas atuais. Tenho certeza de que lerei este livro para os meus filhos com todo prazer.

Sugestão de leitura para o mês de abril de 2016

Livro: Faço, Separo, Transformo
Autor: Marcelo Capucci e Marcos Linhares
Gênero: Infantil
Editora: Thesaurus Editora

Sinopse: Nomes diferentes e pessoas normais que conseguem fazer uma revolução por onde passam. Dessa forma, “Faço, Separo, Transformo...” conta como um professor e um aluno conseguem mudar a eles mesmos e contagiar a todos sobre como viver melhor com o lixo, a natureza e as pessoas ao redor, todas elas, incluindo os chamados seres invisíveis do dia-a-dia, como catadores e garis. 

Diretores, equipe de limpeza da escola, familiares, vizinhos, amigos, professores, enfim, todos fazem parte da história. 

Um livro moderno, criativo, interdisciplinar que mostra que o meio ambiente começa em casa e que só melhoraremos o planeta a partir da ação de cada um.

Leu o livro? Envie sua resenha!