Palavra do editor - Novembro de 2015

Nossa sugestão de leitura para o mês de novembro de 2015 foi o livro Os Diamantes Azuis - Luzes e Bolhas, de Juvenil Tomás.

Primeiramente, é importante entender que a obra faz parte de uma coleção e o autor criou um universo bem diferente dos livros tradicionais de ficção. Trata-se de uma nova dimensão, onde as pessoas acordam depois que morrem (situação descrita no livro como "passagem"). O livro mistura espiritualidade, períodos históricos e até detalhes futurísticos, como é o caso da nave espacial que aparece em vários momentos da narração. Enfim, é um universo bem difícil de digerir pela quantidade de detalhes, mas interessante de ser explorado.
Para quem leu o primeiro livro, se torna fácil distinguir os personagens, que surgem em momentos distintos da obra literária. Para quem não leu, a leitura é compreensível, mas insere todos eles de supetão e isso pode deixá-lo um pouco confuso nos primeiros capítulos, já que as introduções são densas e envolvem outros aspectos.

Nas primeiras páginas, o leitor encontra filosofias como essa:
"Olharam para a Terra de uma forma que nunca tinham visto. Sentiram forte dor cortar seus corações. Lágrimas corriam por seus olhos. Arrepios eriçavam seus pelos. Calafrios percorriam todo o corpo. Viam a Terra, nossa querida Terra, como realmente é, em uma visão hostílica espetacular e medonha, fantástica e assustadora, magnífica e cruel".
Trata-se de uma narração sobre os personagens voando ao redor do planeta. É o reencontro dos leitores da saga com os Diamantes Azuis, um grupo que recebeu uma missão especial: resgatar pessoas que fizeram a "passagem" e são exploradas por regimes militares como escravas.

Em outros aspectos, a obra perde o roteiro aventureiro. É bem diferente do primeiro livro, que apresenta um clima semelhante a série de televisão Lost. Nos volumes anteriores, eles vão surgindo como em um livro de crônicas, cada um com sua história e particularidade, e se encontram para uma grande batalha contra um exército das sombras. Ninguém sabe onde está e nem o porquê de estar lá e isso te prende a leitura. No Luzes e Bolhas, faltou esse gancho principal ou algo que criasse uma expectativa no leitor, já que no fim do primeiro capítulo o vilão apresentado já saiu de cena.

A obra foi publicada pela Chiado Editora e terá o lançamento oficial hoje, às 19h30, no Carpe Diem. Os episódios narram missões que, como o nome do livro já diz, buscam livrar os escravizados de bolhas ligadas às grandes tragédias históricas e geográficas. Juvenil também tem livros técnicos publicados e isso fica explícito em alguns momentos, como em explicações descritivas das coisas.

Para concluir, indicamos o livro para leitores que buscam o sentido da vida e gostam de mergulhar em universos diferentes.

Sugestão de leitura - Novembro de 2015 - Informe UnB

Em aquecimento para o lançamento da obra Os Diamantes Azuis - Luzes e Bolhas, a UnB TV entrevistou o autor Juvenil Tomás, que é nossa indicação de leitura de novembro de 2015.

Assista o vídeo:

Sugestão de leitura - Novembro de 2015 - Divulga Escritor

O site Divulga Escritor entrevistou o autor Juvenil Tomás, que é nossa indicação de leitura de novembro de 2015. Confira abaixo um trecho da entrevista feita por Shirley M. Cavalcante:


SMC - Escritor Juvenil Tomás é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor, conte-nos o que o motivou a ter gosto pela escrita?

Juvenil Tomás - Esta é uma das minhas dificuldades em me apresentar como escritor. O padrão é o escritor dizer que desde criança desenvolveu alguma experiência na área e depois evoluiu. Comigo foi diferente, embora gostasse muito de leitura, começar a escrever de forma mais sistemática, só aconteceu bem recentemente, há cerca de seis anos, portanto após a minha quinquagésima voltinha em torno do sol. Publiquei meus primeiros livros em 2012.


SMC - Em que momento você iniciou a escrita de seu livro “Os Diamantes Azuis”?

Juvenil Tomás - Sabemos que o relacionamento entre mãe e filhos é um dos mais fortes, em termos emocionais, comigo não foi diferente. Comecei a refletir mais seriamente sobre esse tema algum tempo após o falecimento de minha mãe ocorrido em 1995. O impulso final veio em 2007, quando minha sobrinha Isabela, com apenas 14 anos, foi sequestrada e assassinada em Brasília. Recusei-me a admitir que aquele fosse o fim da história dela e então comecei a escrever uma continuação, que, no entanto só foi concluído e publicado em 2012.


SMC -Em quantas obras está sendo escrito o enredo de “Os Diamantes Azuis”?

Juvenil Tomás - Já publiquei dois volumes: Os Diamantes Azuis – Volume I – Planeta Luz e Os Diamantes Azuis – Volume II – O Resgate. O Volume III – Luzes e Bolhas, está em finalização. Já tenho roteirizado os volumes IV - e V.


SMC - De forma geral, que temas você aborda em seus textos literários?

Juvenil Tomás - Basicamente a espiritualidade, a Vida Maior. A conscientização de que somos seres espirituais vivendo uma experiência física.
Pelos temas que trato muitos me perguntam se sou espírita, respondo que não sou espírita, sou espiritualista. Não trabalho com doutrinas religiosas, mas na convergência de todas as boas doutrinas religiosas.


Para acessar a entrevista completa, clique aqui!

Sobre o autor do mês de novembro de 2015

Apresento-me assim em meus livros: esta é uma foto do meu corpo - ou pelo menos parte dele - mas ele não é tudo que sou. Embora cuide dele com o maior carinho, sei que ele é só uma parte do que SOU. Meu SER é maior, meu Ser é corpo, mas também é minha mente. Meu Ser é minha mente, mas também são meus pensamentos. Meu Ser são meus pensamentos, mas também são minhas emoções. Meu Ser são minhas emoções, mas também é minha consciência. Meu Ser é minha consciência, mas fundamentalmente é meu Espírito. Meu Ser é como o seu Ser, Meu Ser é Universo, meu Ser é Luz, meu Ser é parte de Deus.

Sou também: Administrador com especialização em Marketing; Trabalho na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT e;
Resido em Brasília, no Planalto Central do Brasil.

Sugestão de leitura para o mês de novembro de 2015

Livro: Os Diamantes Azuis - Luzes e Bolhas
Autor: Juvenil Tomás
Gênero: Romance / Espiritualidade
Editora: Chiado Editora

Sinopse: Neste volume da série Os Diamantes Azuis, aprofundamos um pouco mais a visão espiritualista. Encontramos nossos amigos espirituais - Os Diamantes Azuis - em experiências mais contundentes e transformadoras. Uma nova cosmovisão da Terra e do Universo, o enfrentamento de grandes tabus da humanidade.
Experiências mais diretas com o mundo físico, a transformação de comunidades e grupos.
Contém quatro episódios:
a) Luzes e Bolhas: Plano espiritual. Os trabalhadores da Luz, sua expansão, desafios, entraves e ameaças. Transformação e evolução.
b) Desvios humanos: Plano físico. Um grande projeto de resgate da dignidade da população de uma grande região. As reações e desvios.
c) Araguaia - O Mutilado: Plano físico/espiritual. Inconsciência da passagem e suas consequências. Passagens serenas e traumáticas.
d) Teotihuacan: Plano espiritual. A relação mais direta do homem com as forças extrafísicas. Seres universais ascendentes e descentes.

Leu o livro? Envie sua resenha!

Abertura oficial do projeto

É com muito orgulho que iniciamos esse projeto tão especial!

Nosso objetivo é apresentar novas e diferentes obras literárias para nossos leitores, sempre buscando novidades e enaltecimento da cultura brasileira por meio de livros. Agradecemos a sua visita e contamos com a sua participação.

Forte abraço!

Arisson Tavares